Cuidados para unhas no inverno

Se você está com unhas descascando, quebradiças e cutículas ressecadas, esse problema pode estar associado a mudanças climáticas como o inverno. Com a estação chegando as unhas tendem a mudarem seu aspecto e aparência, principalmente as cutículas. Mas, com os alguns cuidados básicos é possível ter unhas e cutículas bonitas e saudáveis no inverno!

Ar seco, unhas fracas e cutículas ressecadas

O frio pode aumentar a fragilidade das unhas. Em alguns locais em que a temperatura é muito baixa, as unhas podem até demorar para crescer, por conta das mudanças na circulação sanguínea, uma vez, que a circulação é mais demorada para atingir as extremidades do corpo como os dedos das mãos e pés. Portanto, a baixa circulação nas extremidades  pode enfraquecer as unhas, que não receberá os nutrientes necessários.

Parece difícil de entender, mas é bem simples: O clima frio deixa o sangue espesso, que ao circular pelas veias tem uma passagem mais lenta, desacelerando o crescimento das unhas que não recebem os nutrientes necessários.

Quanto as cutículas que sempre parecem mais ressecadas e que crescem rápido, esse ressecamento se dá pela falta de umidade do ar.

Cuidados: Use base fortalecedora e nutritiva que possuam nutrientes pró-crescimento em sua composição. Pode fazer também receitas caseiras para unhas, os ingredientes usados são nutritivos, como exemplo, alho e azeite.

Curso de manicure

Para as cutículas, não tem jeito, o ideal é hidratar. Invista em ceras, óleos e cremes hidratantes, principalmente antes de dormir.

Cuidados essenciais para unhas no inverno

Para deixar as mãos mais bonitas, macias e ter unhas lindas, confira as dicas a seguir.

1 – Durante o dia costumamos lavar as mãos várias vezes, principalmente quando estamos fora de casa e abusamos do álcool gel. Evite lavar as mãos e produtos químicos em excesso, isso causa irritações nas unhas e deixa as cutículas mais ressecadas.

2 – Ao realizar tarefas domésticas em casa, use luvas de borracha ou silicone.

3 – Como mencionamos anteriormente, nesse período as unhas tendem a descamar, portanto, tenha em mãos sempre, uma lixa específica para polir. Isso irá evitar que as unhas desfolhem mais e fiquem mais fracas. Não lixe as unhas em sentido vai e vem, para evitar seu desgaste lixe sempre na mesma direção.

4 – Evite ficar usando o alicate o tempo todo para remover pelinhas que estão soltando, invista em uma boa hidratação para melhorar o problema e evitar um aspecto desagradável.

5- Não faça uso de acetona para remover o esmalte, a substância é forte e podemos reparar isso quando as unhas ficam esbranquiçadas ao tirar o esmalte. Opte por removedores a base de óleo, que hidratam as unhas ao mesmo tempo em que remove o esmalte.

6 – Fique ao menos dois dias sem o uso de esmaltes nas unhas, para que elas possam respirar e se recuperarem.

7 – Antes de dormir faça hidratações nas unhas e cutículas, massageando-as em círculos para melhorar a circulação no local.

8 – Mesmo no frio, não esqueça de beber bastante água e ter uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais, para a reparação e crescimento das unhas.

E aí meninas, gostaram das dicas? Como vocês cuidam das unhas no inverno? Compartilhem conosco nos comentários.