Manicure para iniciantes: Clientes com unhas perfeitas

Para quem está começando a fazer unhas decoradas neste exato momento e é manicure iniciante no mercado, esse artigo é pra você. Aqui é possível tirar algumas dúvidas sobre como fazer o esmalte durar mais, lixar as unhas e outras que são muito comuns entre manicure iniciante.

Montar portfólio

Uma ótima dica é montar um portfólio com fotos de unhas feitas pelas manicures que mais se destacam, para servir de ideia e inspiração. Crie um perfil nas redes sociais exclusivo para fazer divulgação do seu trabalho e inspirações de unhas decoradas, assim conseguirá mais clientes.

Cuidado com as ferramentas de trabalho

Assim que montar o seu kit manicure, as tesouras, alicates, espátulas e lixas, precisam estar limpos e esterilizados sempre. Isso ajuda a prevenir a transmissão de doenças através de cortes, como exemplo, os famosos “bifes”. É importante criar esse hábito e sempre descartar as lixas de papelão, pois elas devem ser de uso único para cada cliente.

Maneira certa de lixar as unhas

Assim como o esmalte escolhido, o formato das unhas é muito importante. Independente dos formatos de unhas escolhidos pela cliente é imprescindível lixar as unhas de forma certa, evitando movimentos de “vai e vem” que desgastam as unhas naturais. Lixe as unhas sempre na mesma direção.

Lixas diferentes

Existem diversos tipos de lixa que são utilizados de forma específica, é importante saber como usá-las. Elas têm as funções de: dar forma, diminuir relevos e estrias, dar mais brilho e polir. Algumas manicures profissionais usam vários tipos de lixas para deixar as unhas das clientes ainda mais perfeitas, mas é importante saber ao menos para o que cada uma serve e como usar.

Evite deixar unhas de molho em água

Algumas manicures usam água quente para amolecer as cutículas, mas deixar as unhas por muito tempo de molho as deixa dilatadas e podem deixar o esmalte rachado. O ideal é usar amolecedores de cutícula, mas caso seja da preferência da cliente, evite deixar as unhas de molho por muito tempo, apenas 30 segundos é necessário.

Camadas finas de esmalte

Um erro comum entre manicures iniciantes é o de usar camadas em excesso e grosas, o que acaba fazendo com que a decoração dure pouco, o esmalte descasque depressa e fique com imperfeições. Trabalhe com no máximo duas camadas de esmalte e de preferência finas, para uma melhor cobertura e aspecto impecável, sem bolinhas.

Limpe a pontinha das unhas

Esse é um truque que suas clientes vão adorar, porque faz com que o esmalte dure mais. Pegue um palito laranjeira, aplique o algodão e molhe no removedor, em seguida tiro o excesso e esmalte das pontinhas das unhas. Isso ajuda a evitar que o esmalte descasque quando estiver em contato com água e ao realizar tarefas domésticas e outras.

Remover esmaltes com glitter e escuros

Alguns esmaltes têm uma remoção mais difícil e pode causar manchas desastrosas, como o caso dos produtos com glitter ou escuros. Uma ótima dica para remover esse tipo de produto das unhas é deixar o algodão molhado com removedor, repousando sobre as unhas por alguns segundos, sem esfregar o algodão. Depois é só arrastar o algodão em direção à ponta das unhas e pronto.

Prática e perfeição

Assim como o dito popular “a prática leva a perfeição”, creia nisso e pratique bastante. O treinamento é importante, pesquise diversos modelos de unhas, faça nas amigas, familiares ou até em você mesma. Em alguns momentos pode não alcançar o resultado desejado e não sair igual ao das fotos e vídeos, mas é importante que veja onde errou e não desista.

Logo será uma manicure profissional e muito bem requisitada.