Por que não retirar as cutículas?

Por que não retirar as cutículas? Esta é uma pergunta comum aqui no blog, e hoje separamos alguns dos principais motivos pelos quais você deve perder este hábito agora mesmo!

Por que não retirar as cutículas?

Você é do tipo de mulher que sempre retira as cutículas na hora de fazer as unhas,  para deixa-lás esteticamente mais bonitas? Retirar a cutícula ao fazer as unhas é um hábito corriqueiro, mas o que não sabemos é que as cutículas são importantes, e como tudo em nosso corpo elas tem uma função.

Descubra os motivos pelos quais você deve parar de retirar as cutículas.

Cutícula, o que é isso?

A cutícula é dividida em duas camadas a interna e externa, essas camadas de pele tem como objetivo evitar a entrada de microorganismos, bactérias, fungos e outros patogênicos que podem ser transmitidos através da retirada dessas membranas

Ao retirar a cutícula você está removendo uma barreira de proteção que pode passar a ser a porta de entrada para doenças.

Razões para não retirar a cutícula:

Contaminação por alicate de unha

Quando realizamos a retirada da cutícula com alicates de unhas não esterilizados corretamente, corremos o risco de contaminação por vírus e bactérias causadoras de pequenas infecções ou doenças mais sérias como HIV, Hepatite B e C.

Unhas fortes

Permite que as unhas cresçam mais fortes quando evita-se retirar cutículas, pois, dificilmente haverá acesso para contaminações que prejudicam as matrizes das unhas e as enfraquece, deixando-as quebradiças e prejudicando seu crescimento saudável.

Melhora a aparência das cutículas e pele ao redor

É preciso ter paciência para esperar que as cutículas se recuperem, atentando-se aos cuidados do dia a dia. Existem hidratantes próprios para cutícula, que auxiliam nos cuidados e as mantém tratadas, ajudando no seu processo de recuperação. Com o tempo a pele ao redor das unhas se regenera e melhora a aparência das cutículas, aos poucos você nem vai sentir falta de retira-las.