Dicas para o planejamento de manutenção industrial da sua empresa

O plano de manutenção industrial de uma empresa é uma parte vital de sua estratégia para manter todos os processos otimizados e levar a planta ao seu potencial máximo. Conheça algumas dicas para o planejamento de manutenção industrial da sua empresa.

Neste artigo, compartilhamos nossas recomendações para otimizar seu plano de manutenção industrial.

Dica 1: Aproveite o tempo de inatividade no seu plano de manutenção de máquinas

Nós todos sabemos que às vezes o pessoal de manutenção pode ter algum tempo livre ou comumente chamado de “tempo de inatividade” em seus programas entre uma revisão e outra.

Esses tempos são uma excelente oportunidade para a equipe aproveitá-los de maneira útil em uma série de atividades que os ajudarão a ser mais produtivos:

  • Faça os suprimentos e preparativos necessários antes das rodadas de manutenção: preparar todos os materiais, equipamentos, ferramentas e pessoal que serão necessários neles.
  • Planejamento das seguintes atividades para realizar.
  • Treine e informe seus funcionários dando palestras sobre segurança e certificações.

Dica 2: Conheça as datas de manutenção

É importante que o departamento de manutenção cumpra integralmente as datas nas quais programou a manutenção do equipamento para executar corretamente o plano que foi tão cuidadosamente estabelecido.

Para conseguir isso, o seguinte é importante:

  • Busque o apoio da gerência e / ou gerenciamento de operações para apoiar o departamento com as datas programadas para evitar problemas de logística com o pessoal que opera o maquinário e evitar paradas de produção desnecessárias. Uma empresa de manutenção industrial especializada pode ajudá-lo a identificá-los.
  • Tenha tudo o que você precisa antes da data de manutenção: pessoal, ferramentas, recursos externos, etc.
  • Assim como as datas de manutenção são importantes, o mesmo acontece com as as atividades subsequentes de feedback, por isso também recomendamos incluí-las no planejamento e respeitá-las ao pé da letra.

Dica 3: Evite soluções provisórias

Todos sabemos que às vezes as soluções provisórias que durante uma situação extrema e inesperada, um problema é resolvido com um procedimento fora dos padrões e os procedimentos de segurança são necessários para evitar conseqüências extremamente indesejáveis.

Isso não é ruim, já que com este tipo de soluções provisórias o objetivo é alcançado, que é superar a dificuldade do momento, mas elas podem se tornar um problema quando passam de um arranjo temporário a uma solução permanente, uma vez que eles são potenciais geradores de acidentes que podem ser ainda mais caros do que a solução apropriada de longo prazo.

O mais aconselhável é que na primeira oportunidade tente sempre fazer um arranjo definitivo e de acordo com as regras de segurança para evitar acidentes e perda de tempo, recursos, produtividade, etc, de acordo com as orientações da empresa de manutenção industrial.

Dica 4: desenvolva credibilidade como um departamento

Um problema comum que os departamentos de manutenção das empresas geralmente vivem com frequência é a falta de seriedade com que as outras áreas da empresa realizam suas atividades e planejamento.

Para ter autoridade e credibilidade como um departamento, é importante que sua equipe documente seu plano de manutenção industrial em detalhes e revise-o com os gerentes para obter seu apoio e aprovação, isso os ajudará a gerar mais confiança e respeito dos funcionários dos outros departamentos. .

Quando todas as etapas do plano são executadas conforme o planejado em termos de tempo e custos, as taxas de desempenho das máquinas começam a aumentar e as de falhas a cair, isso vai transmitir a seriedade com que a equipe de manutenção é levada seu trabalho e os ajudará a posicionar-se como um departamento vital para a produtividade e as operações da planta.

Esperamos que nosso conselho seja útil para você ao desenvolver e executar um plano de manutenção industrial em sua fábrica e que seja benéfico para todos na sua empresa.