Dicas para ter um bom desempenho em concurso público

Você está prestes a realizar a prova que lhe permitirá conquistar o cargo dos sonhos? Conheça as principais dicas para ter um bom desempenho em concurso público e conquistar o seu lugar no mercado.

Podemos estudar a partir de rateio de concursos para nos preparar melhor para o exame e garantir uma boa colocação. Mas, existem diversos fatores que podem influenciar em nosso desempenho. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas para quem deseja passar em concursos. Confira:

A data do exame está se aproximando. O que devo fazer para passar?

Para passar no exame, o que você tem que fazer é estudar. Mas estudar não significa ficar muitas horas na frente das anotações ou do livro.

Estudar requer planejamento; de um trabalho que você deve ter feito durante o curso. Se você deixar tudo para o último dia, poderá passar, mas dificilmente aprenderá qualquer coisa.

Além disso, é importante conhecer antecipadamente o tipo de exame (ensaio, teste objetivo, estudo de caso, resolução de problemas, etc.) para adaptar sua preparação à modalidade de exame específica.

Com quanto tempo de antecedência devo começar a estudar para o concurso?

Você deve começar a se preparar para o concurso a partir do mesmo momento em que decide prestá-lo. É importante se preparar, conhecer quais são as etapas, estudar como o concurso funciona e depois iniciar um planejamento de estudos para o exame.

Como planejo o que tenho para estudar?

Ao se preparar para um concurso, existem várias orientações que você pode seguir e que ajudarão a melhorar seu desempenho e, consequentemente, a sua colocação.

– Defina um cronograma de estudo: estude um número razoável de horas. É melhor estudar algumas horas por muitos dias do que muitas horas em poucos dias. Tente ter disciplina para estudar todos os dias, inclusive nos finais de semana, mesmo que seja mais descontraído.

– Estabeleça seu local de estudo: É importante que você tenha um lugar específico para estudar. Deve ser um lugar onde esteja confortável e livre de distrações. Se você puder conseguir isso em sua casa, perfeito. Se não, você sempre tem a opção de bibliotecas, salas de estudo, etc.

Existe uma técnica que me ajude a estudar melhor?

Cada pessoa tem diferentes mecanismos de aprendizagem e o que pode funcionar para outra pessoa pode não funcionar para você. Em qualquer caso, existem algumas orientações que você deve fazer quando chegar na frente das anotações.

1.- Assimile o conteúdo

A assimilação adequada dos conteúdos requer a aplicação das seguintes técnicas de estudo:

  • Inicialmente uma leitura abrangente do tópico,
  • Em seguida, o sublinhado das ideias mais importantes
  • A realização de diagramas, resumos ou tabelas sinópticas.
  • Além disso, você deve agendar as revisões de antemão para evitar esquecer a parte da agenda aprendida nas semanas anteriores.

2.- Trabalhe a memória

Não é recomendado que você estude todas as notas de memória, mas estudar requer, em grande parte, memorizar certos conteúdos. Portanto, a memória de trabalho permitirá que você assimile o conteúdo de maneira mais simples.

Existem muitas regras que você pode localizar na internet e que são muito úteis para facilitar a memorização. Essas regras permitem aumentar a capacidade de retenção de memória por meio de certas combinações ou dispositivos.

3. – Atenção

Memorizar o conteúdo de forma eficaz é essencial para estar atento. Se você não for 100%, estará desperdiçando seu tempo.

É melhor que você estude pequenos tempos de forma eficaz do que horas e horas à frente do livro de uma maneira infrutífera. Estudar exige uma atitude proativa.

É melhor estudar dia ou noite?

Você deve procurar a hora do dia que melhor se adapte à sua pessoa. Há pessoas que preferem ficar no final do dia estudando e outras pessoas preferem ir para a cama cedo e acordar cedo para estudar.

O importante é que você descanse adequadamente; Parar cinco minutos para cada hora de estudo ajudará você a se esclarecer e assimilar melhor o que estudou até então.

E claro, cuide das horas de sono; Se você não descansou bem, dificilmente estudará bem. Um esforço exagerado ou “sobre-humano” nos dias anteriores ao exame indica um planejamento deficiente do estudo.

Essas são algumas das dicas mais importantes para passar no concurso.