Energia solar e seus benefícios

Muito se tem visto sobre energia solar e seus benefícios, uma fonte de energia inesgotável e completamente sustentável, a qual ajuda a preservar o meio ambiente, além de ser econômica e reduzir em alta porcentagem o valor das contas de consumo de energia elétrica.

Confira aqui neste artigo o que é a energia solar e seus benefícios:

O que é energia solar?

A energia solar é produzida pela luz – energia fotovoltaica – ou calor do sol – thermosolar – para geração de eletricidade ou produção de calor. É uma fonte de energia Inesgotável e renovável, já que vem do sol, é obtida através de painéis solares e espelhos.

As células solares fotovoltaicas convertem a luz solar diretamente em eletricidade por efeito fotoelétrico, pelo que certos materiais são capazes de absorver fótons (partículas de luz) e libertar eletróns, gerando uma corrente elétrica. Pelo outro lado, os coletores solares térmicos usam os painéis para absorver, onde se concentra o fluido de transferência de calor solar e conduzem a um gasoduto para utilização em edifícios e instalações ou para a produção de eletricidade (solar térmico).

Quais são os benefícios da energia solar?

A energia solar tem inúmeras vantagens que o coloca como uma das mais promissoras. Renovável, não poluente e disponível em todo o planeta. Contribui para o desenvolvimento sustentável  e a criação de empregos nas áreas onde é implementada.

Da mesma forma, a simplicidade desta tecnologia a torna ideal para uso em pontos de rede isolados, áreas rurais ou de difícil acesso. A energia solar também é útil para gerar eletricidade em larga escala e injetá-la em uma rede, especialmente em áreas geográficas cuja meteorologia proporciona horas abundantes de sol por ano.

Os módulos de coleta solar exigem uma manutenção relativamente simples que, juntamente com a diminuição progressiva e acelerada do custo das células fotovoltaicas, explicam as perspectivas favoráveis ​​atualmente disponíveis para a tecnologia solar. Além disso, as usinas solares não emitem gases poluentes e são extremamente silenciosas.

Outro aspecto benéfico da energia que nasce do sol é sua condição de gerar riqueza local, já que sua implantação em um país reduz a dependência energética de outros países. Embora seja verdade que a energia solar – como a energia eólica – é intermitente, isto é, depende diretamente do clima ou dos ciclos diurnos e noturnos, o rápido progresso experimentado pelas tecnologias de armazenamento elétrico minimizará cada vez mais essa circunstâncias, além de aumentar a participação deste tipo de energia no sistema energético.

RESUMO DOS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

  • Renovável
  • Inesgotável
  • Não poluente
  • Evite o aquecimento global
  • Reduz o uso de combustíveis fósseis
  • Reduz as importações de energia
  • Gera riqueza e emprego local
  • Contribui para o desenvolvimento sustentável
  • É modular e muito versátil, adaptável a diferentes situações
  • Permite aplicações para geração de energia em larga escala e também para pequenos núcleos isolados da rede

Como você obtém energia do sol?

O sol fornece energia de duas maneiras diferentes:

Ele fornece calor, usado por espelhos para que os raios do sol sejam concentrados em um receptor que atinge temperaturas de até 1.000 ° C. O calor é usado para aquecer um fluido que gera vapor. O vapor finalmente move uma turbina e produz eletricidade.

Ele fornece luz que é convertida em eletricidade através de painéis solares fotovoltaicos. Os painéis fotovoltaicos são formados por grupos de células ou células solares que transformam luz (fótons) em energia elétrica (elétrons).