Limpando e organizando seu guarda-roupa com praticidade

Aprenda a melhor forma de limpar seu guarda-roupas de forma prática e eficiente

O guarda-roupa é o móvel que guarda mais itens dentro do quarto e muitas vezes perdemos tempo tentando procurar roupas, toalhas e acessórios dentro dele. Para evitar isso, manter uma boa organização é fundamental.

Por ser um móvel grande, a limpeza e organização necessitam de certo tempo, mas ao fazer isso periodicamente você evita dores de cabeça na hora de procurar roupas, também dificulta possíveis problemas com mofo ou traças.

Normalmente, organizar o guarda-roupa já é essencial, e se torna ainda mais importante para quem tem um guarda-roupa de casal, pois isso impede que confusões ocorram na hora de se arrumar. Além disso, manter as roupas e acessórios organizados garante maior praticidade no dia a dia.

Como organizar guarda-roupa com praticidade

Confira 5 passos para deixar seu guarda-roupa limpo, organizado e facilitar sua rotina na hora de escolher suas roupas.

1 – Tire todas as roupas

Primeiramente, retire todas as roupas do guarda-roupa, incluindo toalhas, cobertores e demais acessórios. É importante, antes de iniciar a limpeza, deixar o móvel vazio e assim não se preocupar em sujar as peças.

O próximo passo é analisar todas as roupas e separar as que você não usa. É comum perdermos tempo arrumando essas peças que nunca são usadas, por isso, o ideal é escolher apenas as que você costuma utilizar. Assim você economiza espaço no armário e também torna o processo de se arrumar mais prático e eficiente.

Uma ótima opção para essas roupas que você já não usa é levar para algum lugar que trabalhe com doação. Desse modo, mesmo que elas não sejam mais úteis para você, podem servir para outras pessoas.

2 – Tire o pó e limpe com detergente

O primeiro passo para a limpeza dentro e fora do guarda-roupa é tirar o pó. Com um pano seco e macio, passe sobre as superfícies internas e externas. Em seguida, dilua uma pequena quantidade de detergente neutro líquido em dois litros de água, molhe um pano limpo com essa mistura e passe na parte interna do armário. Finalize com outro pano seco e limpo para retirar os resíduos de água e sabão. Para a parte externa você pode realizar o mesmo processo e até mesmo utilizar uma escova macia para sujeiras mais difíceis de limpar.

Nas gavetas, o ideal é tirar o pó com um espanador ou aspirador. Depois disso passe um pano com um pouco de vinagre ou álcool e esfregue. E assim como para limpar a parte interna e externa do armário, use o pano limpo para retirar qualquer resíduo.

3 – Cuidado com o mofo

Se o seu quarto for muito úmido, é normal o guarda-roupa ficar com partes com mofo e as roupas ficarem com um odor nada agradável. Para te ajudar nisso, existem algumas dicas que você pode seguir na hora de fazer a limpeza.

Misture meio litro de água com um litro de vinagre e deixe agir por, no mínimo, duas horas. Pegue um pano e umedeça com essa mistura e passe na parte interna do móvel. Após isso, deixe as portas abertas para ele secar sozinho.

Se seu guarda-roupa não possuir muitas áreas mofadas, coloque uma parte de vinagre e outra de água em um borrifador, passe em um pano e limpe o móvel com essa combinação.

4 – Separe as peças em categorias

Na hora de organizar o armário, separar as roupas em categorias é muito importante. Dessa maneira você consegue mais praticidade na hora de se arrumar ou procurar qualquer item dentro dele.

Separe suas roupas entre as de sair, ficar em casa, íntimas, calças, blusas, pijamas, roupas de cama e qualquer outra divisão que for útil para você. Coloque cada tipo em uma prateleira ou gaveta diferente, assim você sempre sabe onde pegar a peça que você precisa e também evita colocar muito peso sobre uma mesma parte do móvel.

Uma boa dica é guardar peças menores em gavetas, as roupas que você utiliza com maior frequência em prateleiras que sejam fáceis de mexer e as que não são utilizadas sempre devem ficar nas partes mais altas do móvel. Por exemplo: o ideal é que roupas de cama fiquem no maleiro do guarda-roupa, já que não são trocadas diariamente.

5 – Organize os cabides

Outra dica é organizar bem seus cabides. Para isso, escolha as roupas que você prefere que fiquem penduradas. Existem algumas peças que são fáceis de amassar ou grandes demais para dobrar e guardar em prateleiras e gavetas. São essas que devem ser colocadas nos cabides.

Você também pode colocar combinações neles, ou seja, separe as blusas que você pretende usar juntas, em uma combinação, e coloque-as no mesmo cabide.