Qual a importância da realização de exames médicos ocupacionais?

Exames médicos ocupacionais são avaliações realizadas por médicos especializados em saúde ocupacional, que examinam os trabalhadores (generalidades, antecedentes, sintomas, sinais, evolução).

Eles também solicitam os testes e análises necessários para gerar um diagnóstico com as respectivas recomendações. O que precede, levando em consideração os fatores de risco a que o trabalhador está ou estará exposto, bem como as consequências resultantes.

Conheçam aqui neste artigo qual a importância da realização de exames médicos ocupacionais.

É comum ter que ir até uma clínica de exame admissional ao conseguir um novo emprego, a qual é selecionada pelo médico do trabalho para que sejam realizados exames que comprovem o nosso estado de saúde antes de iniciar as atividades para as quais fomos contratados.

Nas clínicas laboratoriais podemos realizar os exames ocupacionais, exames admissionais ou demissional, entre outros.

Que tipos de avaliações médicas ocupacionais os empregadores devem realizar? 

Os empregadores devem realizar as seguintes avaliações médicas: avaliação pré-ocupacional ou pré-admissão; uma avaliação através da medicina ocupacional periódica; e uma avaliação pós-ocupacional ou de alta. Eles também devem realizar avaliações em determinadas circunstâncias, como pós-incapacidade, para reembolso, para identificar condições de saúde que possam piorar ou colocar em risco a saúde de outras pessoas.

Quais são esses tipos de exames médicos?

No momento da pré-admissão, avaliações médicas são usadas para analisar as condições físicas e mentais dos trabalhadores que vão entrar nas empresas. Eles também detectam se eles se adaptam às condições de trabalho, o perfil da posição, o manual de funções e o ambiente em que o trabalho será realizado.

Os periódicos são necessários para monitorar a exposição a fatores de risco e identificar mudanças temporárias ou permanentes.
Finalmente, avaliações de aposentadoria são úteis para detectar as condições físicas, mentais e sociais nas quais o trabalhador está se aposentando do cargo, sendo apropriado determinar o nível de risco da atividade.

É obrigatório que as empresas solicitem exames médicos ocupacionais? 

Os empregadores são obrigados a praticar avaliações médicas dos trabalhadores. De acordo com a legislatura é expressamente obrigatório que os empregadores devam ter exames médicos realizados em seu pessoal e adotar as medidas de higiene e segurança essenciais para a proteção da vida, saúde e moralidade dos trabalhadores ao seu serviço.

Quais são as consequências do não cumprimento desta obrigação? 
Omitir a realização de exames ocupacionais pode resultar na imposição de multas pelo Ministério do Trabalho. Por outro lado, pode estabelecer um risco elevado de obter uma decisão desfavorável se o empregador for confrontado com uma reclamação devido a culpa do empregador no caso de qualquer possível desenvolvimento de uma patologia ocupacional que possa ter sido detectada, evitada e/ou tratada a tempo.

O que acontece se o resultado do exame médico pré-ocupacional indicar que o trabalhador não está apto para o cargo? 
Se o resultado do exame médico pré-ocupacional mostrar que o trabalhador não está em condições de exercer o cargo, o empregador pode desistir da contratação na medida em que haja uma opinião médica objetiva que lhe permita optar por essa decisão.

Qual a importância dos exames ocupacionais? 
Conhecer o estado de saúde física e mental dos empregados potenciais e atuais, permitindo que o empregador tenha uma organização adequada dos recursos humanos e um ambiente de trabalho saudável.