Vitaminas para unhas fracas

Quem não deseja ter unhas fortes e saudáveis não é mesmo? Sem ter que se preocupar com unhas se quebrando facilmente e demorando acrescer. Saiba que ter unhas fortes e de dar inveja é possível, e que para isso acontecer basta um cuidado simples e essencial que você vai conferir neste artigo.

Às vezes a alimentação passa despercebida devido à correria do nosso dia a dia, comemos uma ‘coisinha’ ou outra e achamos que é suficiente, mas não é bem assim. Comer é mais do que “matar a fome”, pois os alimentos fornecem todos os nutrientes que o nosso corpo necessita, para seu funcionamento e manutenção, isso serve para todas as partes do nosso corpo, inclusive cabelos e unhas.

Unhas

As unhas são compostas pela proteína queratina, necessita de vitaminas e minerais para seu crescimento, reparação e renovação. Uma dieta pobre desses nutrientes faz com que a saúde das unhas seja prejudicada, tornando-as fracas e quebradiças. E o melhor meio para ter unhas fortes e saudáveis de causar inveja, é melhorando a sua alimentação.

Essa pequena lista a seguir contém os melhores alimentos para unhas fracas.

Ferro

Importante para evitar doenças no organismo, como por exemplo, anemia. A falta de ferro deixa as unhas fracas e quebradiças, e alguns alimentos para evitar que isso aconteça são:

  • Feijão
  • Espinafre
  • Fígado
  • Beterraba
  • Cereais
  • Grão de bico

Biotina

Essa vitamina conhecida como B7 ou H pertence à família do complexo B, estando associada ao metabolismo da gordura, carboidratos e proteínas. Tem alto poder de regeneração das células, sendo essencial para a saúde das unhas, que podem sofrer com a falta desse nutriente no organismo. Alguns alimentos que possuem biotina são:

  • Amendoim
  • Amêndoa
  • Nozes
  • Cebola
  • Carne vermelha
  • Cenoura
  • Gema de ovos.

Vitamina A

Fortalece o sistema imunológico, protege a pele e ajuda a aumentar a absorção de outros nutrientes como o ferro. Alimentos fontes dessa vitamina são:

  • Batata doce
  • Mamão
  • Ovos
  • Laranja
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Queijo
  • Pêssego

Vitamina E

Com ação antioxidante que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue chegue até as extremidades do corpo, como por exemplo, a ponta dos dedos e receba os nutrientes necessários para que as unhas cresçam saudáveis. Alimentos que contem vitamina E:

  • Brócolis
  • Ovos
  • Espinafre
  • Avelã
  • Amendoim
  • Pistache
  • Amêndoa
  • Ovos
  • Fígado

Complexo B

As vitaminas do complexo B são importantes na síntese de proteínas e participa da renovação das células, entre outros benefícios para o organismo. Também contribui para manutenção e saúde das unhas. Principais alimentos que possuem as vitaminas desse complexo B são:

  • Ovos
  • Iogurte
  • Leite
  • Carne vermelha
  • Levedura
  • Abacate
  • Frango
  • Legumes
  • Folhas verdes e escuras
  • Arroz integral

Suplemento

Você ainda pode utilizar suplementos à base de Biotina para complementar a alimentação, mas não deixe de se alimentar direito por conta do suplemento, pois ele é apenas um complemento e não substituí a alimentação correta.

Dica: Em alguns casos é necessária marcar consulta com um dermatologista, pois as unhas fracas podem não só estar relacionadas a má alimentação, como também a doenças. Espero que tenham gostado do artigo e que ele ajude vocês.