Unhas fracas e quebradiças – O que fazer para fortalecer

Quem não deseja unhas lindas e fortes não é mesmo? Esta tendo problemas com unhas francas ou quebradiças? Saiba o que fazer para acabar de uma vez por todas com este problema e aprenda a fortalecer suas unhas.

O que deixa as unhas fracas?

Muitos fatores colaboram para o enfraquecimento das unhas, tais como o uso de produtos químicos utilizados para limpeza doméstica (detergente), hábito de roer  também pode deixar suas unhas fracas, consumo insuficiente de determinadas vitaminas e nutrientes. Mas, esses fatores podem ser reparados com a melhora nos hábitos alimentares e cuidados básicos para unhas.

Quer descobrir o que fazer para ter unhas mais fortes e saudáveis? Confira nossas dicas para fortalecer as unhas.

Cuidados básicos para unhas fracas:

  • Não utilizar removedores de esmaltes a base de acetona, pois deixam as unhas ressecadas, fracas e podem até retirar a película protetora da unha.
  • Uso de cremes hidratantes para cutícula evita que ela fique ressecada.
  • Bases fortalecedoras e óleos (não usar sobre unhas esmaltadas).
  • Manter sempre limpas e lixadas.
  • Evitar exposição a produtos químicos, sempre que possível usar luva quando tiver que lavar louças ou em outras tarefas, pois esses produtos deixam as unhas fracas e quebradiças.
  • Se a unha quebrar não cole porque pode agarrar em algum lugar e machucar, além do mais o melhor mesmo é cortar e lixar.
  • Deixe as unhas um ou dois dias sem esmaltes para respirarem.
  • Manter as unhas secas e limpas, evita a manifestação de bactérias e micro-organismo infecciosos.
  • O ideal é não retirar as cutículas, elas servem para proteção da unha e pode favorecer o aparecimento de micose, mas, se deseja retirar mesmo assim, evite retrair a cutícula totalmente.
  • Melhorar os hábitos alimentares com um cardápio rico em vitaminas e nutrientes, que além de ajudar na saúde e beleza das unhas, servem para inúmeras coisas como o e fortalecimento e crescimento de cabelo, melhora na pele e mucosas.

Hábitos alimentares:

alimentacao-unhas

Fonte imagem: qualfarmacia.com.br

Como já dito, os hábitos alimentares são essenciais para ter unhas mais fortes e saudáveis. Confira abaixo uma lista com alguns dos alimentos fontes de vitaminas que contribuem para o fortalecimento e saúde das unhas:

  • Vitamina B, C e zinco:

contêm carotenóides; substâncias sintetizadas no organismo que auxiliam no crescimento e desenvolvimento. Presentes nas folhagens escuras como acelga, espinafre e repolho.

  • Vitamina A:

Possui antioxidante que contribui para crescimento e desenvolvimento, manutenção de pele e mucosas, estando presentes em alimentos como ovos, fígado, cenoura e batata-doce.

  • Ferro:

Auxilia na metabolização de vitaminas e proteínas, contribuindo para o fortalecimento. Encontrado em alimentos como feijão, lentilhas e grãos.

  • Vitamina B7:

Conhecida como Biotina, ajuda a manter ativo o metabolismo, essa vitamina desempenha funções importantes no organismo. Não só beneficia o crescimento saudável das unhas como também previne a queda de cabelo, mantém a saúde da pele, sangue e sistema nervoso, encontrada em alimentos como fígado, gema de ovo, cereais integrais e nozes.

  • Proteínas:

Famosa por ser recomendada no cardápio de atletas para fortalecer a musculatura e ganhar massa magra, a proteína por conter aminoácidos que auxiliam no crescimento e reparação ajudam a manter as unhas fortes e saudáveis. Podemos encontra – lá em alimentos como ovos, salmão e frango.

  • Colágeno:

O colágeno é uma proteína que fornece estrutura, firmeza e elasticidade da pele, mas, além disso, fortalece as unhas e os cabelos e melhoram seu aspecto. Encontrado em alimentos como carnes vermelhas e brancas, gelatina e geleia de mocotó.

Fique de olho:

Já tentou tudo que listamos acima e mesmo assim continua com suas unhas fracas? Então é hora de procurar um dermatologista, que fará exames para descobrir o que está interferindo no processo de crescimento e fortalecimento das suas unhas.