Como evitar acúmulo de resíduos no cabelo

Como evitar acúmulo de resíduos no cabelo? Confira o que é bom para tirar resíduos do cabelo e como evitar o efeito “nuvem”!

Também chamado de efeito build up ou efeito nuvem, problema causado por acúmulo de resíduos no cabelo pode ser resolvido com a limpeza adequada dos fios

O cuidado com os cabelos é algo que deve fazer parte da rotina de todo mundo, afinal de contas, eles são uma espécie de moldura do nosso rosto. No entanto, há momentos em que, mesmo com toda cautela, os fios ficam sem vida.

Se, mesmo investindo em diferentes produtos de cabelo de qualidade, suas madeixas continuam com o mesmo aspecto — opaco, com frizz ou pontas duplas —, pode ser que seu cabelo esteja sofrendo com o efeito build up.

Vamos explicar melhor sobre esse efeito que nada mais é do que o acúmulo de produtos na raiz do cabelo, trazendo ainda formas de eliminá-lo por completo e outras formas de prevenção.

Efeito build up nos cabelos — o que é?

O uso errado de produtos capilares (como passar creme de pentear, máscara de hidratação e condicionador na raiz do cabelo) ou ainda o uso dos mesmos tratamentos por um longo período podem causar uma concentração excessiva de ativos na região do couro cabeludo. É o chamado efeito build up.

Este efeito, que em português significa acúmulo de resíduos no cabelo, impede que nutrientes, vitaminas e demais substâncias presentes nos produtos capilares consigam penetrar na fibra capilar. Como consequência teremos fios opacos, sem movimento, com excesso de nós, pontas duplas e até mesmo com aspecto de sujo.

Quando, mesmo tratando corretamente as madeixas e usando os melhores produtos do mercado, não se obtém nenhum resultado, é bem provável que elas estejam sofrendo com o efeito build up. A coceira no couro cabeludo, mesmo após a lavagem, é outro sinal deste problema.

Nesse momento, vale a pena buscar a orientação de um tricologista, profissional que cuida da saúde dos cabelos e do couro cabeludo, para fazer uma avaliação completa.

Como evitar o acúmulo de resíduos no cabelo?

Constatado que o seu problema é o efeito build up, o próximo passo é fazer uma limpeza profunda para evitar o acúmulo de resíduos no cabelo. Basta lavar os cabelos usando um shampoo anti-resíduos — lembrando que ele deve ser aplicado apenas no couro cabeludo para evitar o ressecamento das pontas.

Inclusive, esse cuidado pode ser inserido na sua rotina, considerando o seu tipo de cabelo. Em se tratando de fios oleosos, o indicado é fazer uma lavagem por semana com o produto. Cabelos naturalmente ressecados e cacheados podem usar a cada 15 dias ou até uma vez por mês, a depender da necessidade.

Um truque ao usar um shampoo anti-resíduos é concentrar o produto na raiz e fazer movimentos de dentro para fora com as pontas dos dedos (evitando os tradicionais movimentos circulares). Dessa forma, você evita que os fios fiquem embolados.

Outra medida importante é alternar o uso de tratamentos capilares, como nutrição, reconstrução e hidratação, intercalando diferentes produtos, ou seja, fazer o cronograma capilar. Com isso, você diminui a probabilidade dos fios ficarem saturados com os mesmos ativos.

Como evitar o efeito nuvem no cabelo?

Além dos cuidados já mencionados, podemos citar ainda o uso adequado dos produtos para quem está desejando saber como evitar o efeito nuvem no cabelo, obedecendo às instruções contidas nos rótulos de cada um deles. Na hora de passar cremes (com ou sem enxágue), distribua a pelo menos 2 cm de distância do couro cabeludo, evitando acúmulo na raiz.

Lembre-se também de fazer o enxágue correto, sem jamais deixar produtos acumulados nos fios. Outra dica é dar preferência a lavagens com água fria ou morna — seus fios vão agradecer!

Um último cuidado é se atentar à quantidade de produtos que você está usando. A medida de shampoo para cabelos volumosos e longos é de 1 colher de sopa. Para os cabelos médios, meia colher basta, enquanto as cabeleiras curtas necessitam apenas de 1 colher de chá.

No caso de condicionadores, a medida é de meia colher de sopa para cabelos longos ou médios e 1 de chá para quem tem cabelo curto. A máxima “menos é mais” também vale aqui.