Sorriso bonito e saudável, 5 procedimentos estéticos que ajudam a restaurar o sorriso

A odontologia já desenvolveu vários procedimentos para deixar o sorriso bonito e saudável. Por meio de avanços tecnológicos, o paciente pode optar por tratamentos práticos e acessíveis para melhorar a qualidade da arcada dentária e da autoestima.

Contudo, é importante lembrar que não são apenas os procedimentos estéticos que garantem um sorriso bonito e saudável.

Isso porque os hábitos de higienização também são extremamente importantes para a duração do efeito desses tratamentos, além de prevenir doenças bucais, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Halitose;
  • Câncer na boca.

Abaixo serão colocados cinco procedimentos que podem melhorar significativamente a saúde bucal, ampliando sua aparência e suas funções.

Clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos ortodônticos estéticos mais procurados nos consultórios de convenio odontologico.

Isso porque ele consegue deixar os dentes até sete vezes mais claros com procedimentos práticos.

Ao recorrer ao clareamento dental, é possível fazer o tratamento a laser ou com moldeira. O primeiro é feito pelo dentista no consultório, que colocará o efeito clareador nos dentes e o ativará por meio de um laser.

Já com a moldeira, é possível realizá-lo tanto no consultório quanto em casa. A moldeira pode ser impressa em 3D e é nela que o gel clareador deve ser colocado. Mesmo quando é feito em casa, o tratamento deve ser acompanhado pelo profissional.

Por isso, é importante que o colaborador tenha acesso a um convenio odontologico empresarial.

Isso porque, ao clarear os dentes, pode ser necessário retornar ao consultório algumas vezes para avaliar o andamento do tratamento.

Assim, é mais vantajoso que exista um plano para facilitar o agendamento e acompanhamento, bem como para um melhor controle do histórico, identificando a possibilidade de tais tratamentos.

Lentes de contato

As lentes de contato de dente são procedimentos estéticos da odontologia e visam preencher os espaços dos dentes, alinhando o sorriso, melhorando a fala, mastigação e aparência.

Ao mesmo tempo, elas conseguem melhorar a coloração da arcada dentária, deixando-a mais belos.

Facetas de porcelana

Por algumas vezes, as facetas de porcelana são confundidas com as lentes de contato dental. Porém, elas são mais grossas e demandam o desgaste dos dentes para que possam ser aplicadas.

Esse procedimento é mais recomendado para quem está com a arcada dentária comprometida, necessitando de restauração da estrutura e da cor.

Profilaxia

A profilaxia é um tratamento que visa manter a beleza do sorriso e a saúde bucal em boas condições. Ela é, basicamente, a limpeza que os dentistas fazem a cada seis meses, retirando o tártaro e injetando o flúor na dentição.

Essa limpeza profunda é feita para recuperar e preservar o esmalte do dente, prevenindo doenças e mantendo sua higienização correta.

Por isso, é importante que o paciente tenha algum vínculo com o consultório estabelecido, para que o tratamento possa ser feito adequadamente a cada seis meses, reduzindo risco de cáries e erosões.

Nesse sentido, algumas empresas oferecem o plano odontologico empresarial, que podem ser aproveitadas por seus colaboradores, trazendo mais qualidade de vida e rendimento.

Isso tende a ser muito vantajoso, pois pagar cada consulta individualmente sai muito mais caro e o plano pode ser pago mensalmente para cobrir diversos tratamentos, trazendo mais segurança e beleza.

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é historicamente o procedimento ortodôntico mais conhecido no mundo.

Segundo especialistas na área, o interesse das pessoas por esse procedimento cresceu mais de 60% nos últimos anos.

Isso acontece pelo tamanho da mudança do sorriso devido ao uso do aparelho e as adaptações feitas no procedimento.

Basicamente, o aparelho muda a posição dos dentes, seu alinhamento, endireitando e deixando o sorriso muito mais harmônico para falar, mastigar e sorrir.

Um detalhe é que a atenção com a higienização dentária deve ser redobrada com a utilização do aparelho, por conta de sua estrutura, que faz com que resíduos alimentares fiquem presos nos dentes com facilidade.

Existem diversos modelos de aparelhos dentários, sendo que o fixo, móvel e o invisível são os mais procurados.

O último citado, inclusive, é uma inovação, pois possui o mesmo efeito dos aparelhos convencionais, mas não causam um efeito tão grande na aparência.

A frequência das consultas odontológicas para quem utiliza aparelho deve ser maior, definida pelo dentista, sendo que – em maioria – ocorre mensalmente para ajustar a estrutura.

Por isso, mais uma vez, é importante reforçar a importância do uso do plano odonto empresarial para ter uma aproximação com o ortodontista para realizar consultas, manutenção e avaliação do andamento do tratamento.

Contudo, cabe destacar que é preciso avaliar a cobertura com cautela antes da contratação, de modo a verificar quais serviços estão inclusos e quais os procedimentos ao haver quebras, por exemplo.

Para as pessoas que têm seus próprios CNPJ, ou seja, que são Micro ou pequenos empreendedores, também existem convênios compatíveis com esse tipo de cargo, é o caso do plano dental para MEI, com pacotes e orçamentos distintos.

Assim, para garantir um sorriso bonito e saudável, é crucial adotar hábitos saudáveis e ter o acompanhamento correto com os profissionais de odontologia, que reconhecerão a necessidade de tratamentos e poderão indicar os procedimentos estéticos, seja ou não por meio do plano.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.