Como aumentar o faturamento do seu negócio

Aumentar o faturamento do seu negócio é um grande desafio que nem sempre está ligado à conquista de novos clientes, como muitos empresários pensam.

Na verdade, diversas ações podem ser tomadas para aumentar o faturamento de qualquer negócio, seja ele físico ou digital.

Como veremos neste artigo, muitas das vezes, é possível aumentar o faturamento apenas com redução de custos. Em outros casos, otimizar os processos atuais e tirar a sobrecarga da equipe.

Além disso, o bom trabalho com os clientes atuais estimulam a geração de novas receitas e também novas indicações.

No entanto, algo é certo: a saúde financeira de qualquer negócio depende do aumento do faturamento e da boa gestão.

Por isso, além de implementar ações para aumentar o faturamento, você precisa saber gerenciar o seu negócio e adotar atitudes que levam o seu negócio a obter um faturamento maior.

Preparado(a) para conhecer novas formas de aumentar o faturamento do seu comércio? Veja então nossas dicas.

Tenha sua loja virtual

Algo que é inegável nos dias de hoje é a importância de ter uma boa presença digital. 

Ter uma loja virtual é um importante canal de vendas para uma empresa.

Existem inúmeras vantagens de ter uma loja virtual. A principal delas é ter um braço de vendas funcionando 24 horas por dia.

Além disso, o custo de investimento e de manutenção é extremamente baixo em relação a possibilidade de retorno e também à de uma loja física.

Ao contrário do que pode parecer, criar uma loja virtual é uma tarefa complexa. Existem diversas plataformas na Internet que podem te ajudar a desenvolver seu próprio e-commerce.

A plataforma mais popular é o WordPress. Através dela, você pode criar seu próprio site profissional e também adicionar uma plataforma para te ajudar a vender, com integração a diversos sistemas de pagamento.

Reveja seus custos de operação

Para aumentar o faturamento do seu negócio, é igualmente importante reduzir os custos de sua operação. 

Principalmente porque o preço final enviado para o cliente também contém uma parte do seu custo de operação. E diminuindo seus custo, você aumenta sua margem de lucro e também pode se manter competitivo dentro do mercado.

Para fazer isso, comece fazendo uma análise de todos os custos da sua empresa, avaliando o porquê de cada custo.

Muitas das vezes, temos custos de operação que não fazem mais sentido no nosso momento atual. Outros custos podem ser diminuídos com um contrato de um novo fornecedor, por exemplo.

Após levantar todos os custos, procure a pessoa responsável pela área e tente entender se é possível fazer uma contenção dos gastos.

A partir dessa análise você pode identificar onde realizar os cortes e ainda definir planos de ação para reduzir custos fixos.

Terceirize serviços

A terceirização de alguns serviços pode trazer uma economia considerável para o seu negócio, pois levando em consideração que a contratação de um funcionário é alta por incluir salário, encargos, benefícios e entre outros.

Além disso, sua operação pode também ter mais foco no que realmente gera receita para seu negócio.

Então, alguns serviços como de marketing, contabilidade e entre outros que não tem menor demanda maior podem ser terceirizados. Naturalmente, é importante também estabelecer metas e métricas para um acompanhamento contínuo.

Invista em marketing digital

Para ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio, opte por investir em marketing digital. 

A Internet tem se mostrado um terreno fértil para ações publicitárias de maior impacto. Além de ser mais econômica do que a publicidade tradicional, as suas ações conseguem alcançar um público altamente segmentado.

O marketing digital pode te ajudar ainda a atrair, relacionar e converter novos clientes e assim consequentemente aumentando o faturamento.

Você pode treinar sua equipe de marketing para realizar postagens em suas mídias sociais e também atualizar o seu site. 

Lembre-se de também investir em educação para aumentar a eficiência dos seus colaboradores, como fornecer treinamento, como curso de Facebook ou um curso de WordPress caso seu site utilize esta plataforma.

Treine a sua equipe para oferecer bom atendimento

O treinamento da sua equipe de vendas trará com certeza mais resultados para o seu negócio. 

Por isso, invista na capacitação da sua equipe, assim como em um processo de venda que reduza os custos da operação.

Ajude também a equipe de vendas a conciliar os interesses particulares com os interesses da empresa. Adicione metas e comissões justas para os vendedores.

Por outro lado, busque novidades no mercado que ajudem a estimular o aumento das vendas ou a redução de custos nos processos atuais.

Faça promoções

A promoção é uma técnica muito utilizada por empresas que querem aumentar o seu faturamento de maneira rápida. 

E para ajudar o seu negócio, você deve promoções com criatividade e de olho em suas metas. Por exemplo, um dia da semana fazer promoções de combos de produtos ou na outra semana oferecer um produto com preço menor.

Você também pode usar datas importantes para fazer promoções comemorativas. Abuse da criatividade para fazer promoções que ajudem a vender os seus produtos.

Ofereça diferentes formas de pagamento

O seu estabelecimento precisa oferecer diversas formas de pagamento para os clientes. 

As pessoas sempre querem contar com opções diferentes para escolher qual delas se adequa melhor à sua realidade.

Por isso, você deve ficar ciente das suas finanças, fluxo de caixa para que assim possa escolher as melhores opções para o seu público.

Fidelize os seus clientes

A fidelização de clientes é fundamental para qualquer negócio porque faz com que as pessoas voltem a comprar novamente. 

No entanto, para que fidelização seja feita, você deve oferecer um tratamento diferencial.

Além disso, conhecer o gosto dos clientes ajuda a ter uma relação melhor com eles.

Conclusão

Existem muitas formas que ajudam a aumentar o faturamento de um negócio e o que você precisa fazer é gerenciar melhor a empresa. 

Além de todas as formas que nós exemplificamos neste artigo, o ideal é fazer uma reflexão sobre as reais necessidades do seu negócio e onde cada implementação se encaixa.

Investir em marketing e buscar novas formas de conquistar clientes para que assim o seu negócio continue crescendo.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se gostou, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.