Como iniciar um negócio como manicure com pouco dinheiro

Confira dicas de como iniciar um negócio como manicure e ter sucesso investindo pouco dinheiro e conquistando várias clientes.

Ser uma manicure é uma profissão que nem todo mundo dá atenção, mas que pode render um bom dinheiro, caso você utilize as estratégias de divulgação corretas e fidelize os seus clientes. Por isso para ter sucesso nessa área, você vai precisar ter comprometimento, uma capacitação profissional e utilizar uma boa estratégia de trabalho. 

O setor possui uma alta demanda e continua em alta, mesmo em meio a epidemia. Assim, iniciar um negócio como manicure pode ser bem lucrativo mesmo investindo pouco dinheiro.

Antes de decidir se vai abrir uma esmaltaria ou se atenderá a domicílio, o primeiro passo é se especializar, por isso, antes de qualquer decisão, faça um curso de manicure e pedicure e se destaque em meio a concorrência.

Seja qual for o ramo de negócio, para empreender é necessário ser profissional na área, por isso o primeiro passo é se capacitar. É fundamental se profissionalizar e aproveitar o máximo de cursos e especializações que o mercado oferece.

Atualmente, existem vários cursos para essa área com o investimento bem baixo, algumas empresas até oferecem programas profissionalizantes gratuitos. Mas não esqueça de pesquisar qualidade, além de preço. 

Outra forma de adquirir conhecimento é vendo tutoriais no Youtube. Dessa forma, você agrega técnicas para a sua profissão de manicure, sem precisar gastar nada com isso. Depois de se tornar profissional no assunto é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. 

Abra a sua própria Esmaltaria

As esmaltarias possuem uma alta demanda de interessados no serviço, principalmente o público feminino – e mesmo o público masculino também está conquistando esse espaço, aos poucos. Boas empresas, que prestam serviços especializados, raramente estão sem uma lista cheia de agendamentos e com um alto retorno financeiro.

A margem de lucro da venda de esmaltes e dos serviços de pedicure e manicure é alta. Muitas pessoas pensam que por se tratarem de serviços com preços “baixos” se tem uma perda de lucratividade, contudo isso não é verdade, pois a procura é muito grande e o valor investido pequeno.

Serviços básicos de uma Esmaltaria

O setor da beleza está em constante crescimento, todos os dias, novidades chegam aos salões. Por isso, é importante manter-se atualizada e oferecer os mais variados serviços em sua loja, tais como:

  • Manicure e pedicure;
  • Francesinha e inglesinha;
  • Unhas artísticas (com desenhos, adesivos, carimbos etc.);
  • Esmaltação (lixar, hidratar e pintar);
  • Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa etc.);
  • Esfoliação e hidratação de cutícula.

Equipamentos básicos necessários para uma Esmaltaria

Dê preferência para equipamentos de qualidade, que além de longa duração, também transmite mais credibilidade e forneçam qualidade para o seu serviço:

  • Alicates em inox;
  • Palito em inox;
  • Espátula;
  • Cortador de unha em inox;
  • Esterilizadores (autoclave);
  • Cureta;
  • Toalhas;
  • Kits de unha com luvas hipoalergênicas, palito e lixas descartáveis;
  • Pinças;
  • Tesouras;
  • Mesas, bancos e sofá para clientes em tratamento e espera;
  • Telefone;
  • Computador com software para controle estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e controle do fluxo de caixa;
  • Balcão para vender produtos.
  • Espelhos e vitrines.

Divulgue o seu trabalho

Agora que você já se profissionalizou e foi atrás de todos os equipamentos necessários para trabalhar bem, é hora de você dizer ao mundo o que faz, que faz bem e expandir o alcance do seu negócio. Para isso, a utilização das redes sociais e uma boa propaganda é essencial.

As pessoas precisam saber que você está trabalhando e a única maneira de isso acontecer é divulgando o seu novo projeto. A primeira forma é utilizando o velho e bom boca a boca. Fale com as pessoas próximas, com seus amigos, vizinhos, familiares.

Apesar do boca a boca ser eficiente, ele não funciona sozinho. Por isso, a melhor maneira de divulgar qualquer produto ou serviço hoje em dia é por meio da internet. Assim, você não pode pular essa etapa. 

Divulgue os seus serviços na internet e utilize as técnicas do marketing digital para atingir um número ainda maior de pessoas. Uma dica, se você aprender a utilizar o Facebook Ads você já consegue lotar a sua agenda de clientes, a ferramenta é incrível. 

Faça parceria com salão de beleza

Por mais que exista a possibilidade de trabalhar como manicure sendo empregada em um salão de beleza, a forma que pode te dar maior retorno financeiro e pessoal é trabalhando por conta própria e tendo as suas próprias clientes.

Uma das maneiras de você ter esse resultado é ganhando experiência na área e isso você pode conseguir fazendo parceria com salões de beleza e de manicure. Você vai oferecer seus serviços, como trabalhador autônomo e dará uma porcentagem para o estabelecimento.

Atenda a domicílio

Na correria que estamos passando nos dias de hoje e por causa da necessidade de permanecer em quarentena, oferecer serviço de manicure e pedicure em domicílio é uma grande sacada! Você está dando às pessoas a solução para os seus problemas.

Atender as pessoas onde elas estão, seja em casa ou no trabalho, vai te render um lucro muito maior – acredite! Quantas pessoas saem correndo para o trabalho e não tem tempo de se arrumarem?

Você estará lá para resolver isso! O que é bacana é que no momento que alguém vê você trabalhando, acaba querendo também o serviço. Seu trabalho servirá de divulgação! É por isso que é tão importante ser muito bom profissional.

Organização e metas

Essa é uma dica que vale para todas as áreas da vida. Se a gente não for organizado com o nosso trabalho e não tiver metas, a gente não vai muito longe. Não adianta sair trabalhando no automático sem saber o que fazer e sem planejar os próximos passos.

Com esses dois pontos bem definidos na nossa mente, é possível ter resultados visíveis, resultados reais e compreender o tamanho do seu negócio. Assim, você saberá onde precisar aprimorar o seu empreendimento e o que fazer para aumentar o faturamento.

Sem falar que com uma boa organização, você vai conseguir desempenhar o melhor trabalho possível. Tenha isso em mente, avalie como é a sua situação agora e dê o seu melhor para viver de acordo com a organização e com as metas.

Seja inovador e agregue valor

Você quer mesmo ter sucesso trabalhando como manicure e pedicure? Então vai além do comum! Não dá para entrar nesse mercado fazendo a mesma coisa que os seus concorrentes e esperando um resultado diferente.

Você precisa estar atento às novidades da área, ser curioso, pesquisar, ver o que as pessoas estão usando, o que elas poderiam gostar e agregar isso ao seu negócio.

Quem sabe oferecer uma massagem nos pés e nas mãos? Ou uma esfoliação? Pense bem: O que você pode acrescentar ao seu serviço que vai agregar valor, vai ser inovador e vai fidelizar o seu público?

Às vezes, uma coisinha simples é suficiente para te levar para o sucesso. Então pense com cuidado e gaste tempo com essa decisão. Pois, ela é muito importante e pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Encontre bons Fornecedores

Os fornecedores são pilares importantes em qualquer negócio lucrativo, porque influenciam diretamente no preço, qualidade do serviço e nos custos da empresa. Reserve um tempo para estudar as melhores opções do momento.

Passo a passo para escolher bons fornecedores:

  • Selecione 10 fornecedores.
  • Dos 10, retire os 4 melhores observando fatores como: preço, qualidade dos produtos, prazo de entrega e formas de pagamento.
  • Entre em contato com cada um dos fornecedores, informe-se e descubra o quanto cada um deles está disposto a ceder (melhorar as condições para você).
  • Depois disso, entre novamente em contato e informe o que o concorrente faz de melhor e peça se o mesmo não tem como superar o concorrente. Isso fará com que consiga as melhores condições, acredite.
  • Terminando esse processo já terá o fornecedor apropriado para a sua esmaltaria.

Trabalhe duro

O segmento de estética vem se destacando cada vez mais forte no Brasil. Tanto que consegue crescer e aumentar o mesmo durante a crise econômica que estamos vivendo.

Por isso, cuide de sua marca, pois ela é preciosa. Uma vez que conseguiu atrair um bom número de clientes, dificilmente irá perdê-los.

Mantenha-se sempre atualizada, continue se especializando e ofereça sempre um atendimento de excelência. Não ficar na zona de conforto ajuda no crescimento do seu negócio. 

Seja diferente e ofereça serviços inovadores, assim, nunca terá falta de clientes e vai conseguir um bom lucro com o seu empreendimento. 

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como iniciar um negócio como manicure mesmo com pouco dinheiro, deixe o seu comentário e fale dos seus próximos passos para iniciar nessa área.