Dicas para não engordar na quarentena

Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que o isolamento social acaba afetando nosso psicológico, e isso se deve, em parte, pela mudança repentina em nossa rotina, bagunçando o nosso dia a dia, e até interferindo em nossos hábitos, até os alimentares.

Assim, o que muita gente têm se queixado é do aumento dos números na balança… pois é, toda essa ansiedade em muitas pessoas acaba gerando um enorme apetite.

Ok, a estética é o que menos importa nesse momento, a hora é de se cuidar, se alimentando bem e praticando, dentro do possível, exercícios físicos diariamente.

Porém, se alimentar bem precisa ser entendido como se alimentar de uma forma mais saudável, dando uma forcinha à imunidade.

Mas como resolver isso? Então, se não sabe o fazer para não engordar, fique tranquilo, pois mostraremos abaixo algumas dicas. Confira.

Planeje seus horários

Um grande erro das pessoas nessa quarentena, é considerá-la como férias, não tendo horário para nada. É preciso ter em mente que em breve tudo voltará ao normal, e aí? Como voltar a se acostumar aos horários?

Por isso, a dica é procurar seguir uma rotina, planejando os horários das refeições, das atividades físicas e de tudo o mais. Busque organizar, ao máximo, uma rotina para o seu dia, se alimentando sempre nos mesmos horários.

Vale saber que seguir um cronograma também ajuda a diminuir a ansiedade em relação à pandemia e, assim, a não engordar, sendo uma ótima forma de estruturar o dia a dia, até (e principalmente) com as crianças.

Faça Escolhas inteligentes

E na hora de montar seu cardápio semanal (sim, monte um cardápio), dessa forma, além de poder fazer escolhas alimentares inteligentes, poderá evitar, também, o desperdício.

Uma dica é abusar das saladas, que é uma forma mais saudável e econômica de se alimentar, já que os ingredientes são mais baratos e, nem com gás de cozinha irá gastar.

Outra dica é pegar leve em frituras, evitar colocar mais de um carboidrato no prato e priorizar opções naturais.

Quem já está acostumado a trabalhar em sistema home office, sabe que dá vontade de “beliscar” toda hora, até por estar em casa, e ter acesso á dispensa… por isso, a primeira dica é emagrecer a dispensa, e deixá-la o mais saudável possível.

Outra dica é aproveitar que tem mais tempo e procurar fazer suas refeições com calma, saboreando cada alimento e dedicando atenção aos seus sinais de fome, sede e saciedade.

Mas não é a hora de se privar do que gosta, porém, a dica é deixar guloseimas como chocolates, sorvete e bolos para os finais de semana, ou limitar o consumo a apenas algumas vezes na rotina.

Se exercite

A ordem é não ficar parado… portanto, mexa-se. Mesmo que não possa mais ter uma rotina intensa de exercícios, como antes, saiba que qualquer atividade é melhor do que nenhuma, por isso, aposte nos aplicativos de treino e dê uma chance a exercícios feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos.

E vale dar uma chance para outras modalidades, como a ioga, que ajuda a relaxar, dança…

Rotina de treinos

Se normalmente já rola, de vez em quando, um desânimo de fazer exercícios, imagine não sabendo quando tudo irá normalizar… Por isso, a dica é criar uma rotina de treinos, e vale fazer um cronograma, tal como seria na academia. Estabeleça metas, praticar 3 vezes na semana, fazer mais abdominais do que na semana anterior,  beber dois litros de água por dia…o importante é manter a motivação.

Outra dica é se manter firme com o horário do treino, não deixando a preguiça tomar conta, se ela já bate quando estamos na academia, em casa, tudo vira desculpa para não praticar exercícios.

E vale avisar a família, ou parceiro (a) sobre o horário que quer dedicar aos treinos, dessa forma, dando menos chances de o interromperem com coisas que podem ser resolvidas sem sua presença.

E mais, escreva seu objetivo e o que é preciso para alcançá-lo. Essa cobrança já é positiva para sua saúde.

Mantenha o foco

Um dos sintomas da ansiedade é não conseguir focar no trabalho ou tarefa executada. Por isso, para não engordar, evite fazer outras atividades paralelas enquanto come, como assistir tv.

A dica é colocar uma música ao fundo, suave em volume baixo, ou aproveite para conversar com sua família ou parceiro(a).

E é isso, agora é aproveitar essas dicas para não engordar na quarentena e ter em mente que, em breve, mais rápido do que imaginamos, tudo isso vai passar.