4 dicas para deixar o seu sorriso mais branco e saudável 

O corpo humano é incrível por todas as complexidades que envolvem o funcionamento pleno. Inclusive, para manter a qualidade e saúde de maneira correta, é preciso pensar em como nas formas de cuidados e manutenção de dentes mais brancos, e como isso pode impactar em todo o organismo. 

Os cuidados destinados à saúde bucal estão relacionados não só às condições do corpo, de uma forma geral, mas também à autoestima e ao bem-estar pessoal. 

Afinal, uma aparência harmoniosa influencia na vida social e profissional, sendo válido em diferentes ocasiões da vida. 

Além disso, a manutenção perene dos dentes afasta contratempos que podem estar relacionados com a placa bacteriana, o tártaro e as cáries.

Com isso, um sorriso mais bonito e carismático passa a fazer parte do dia a dia das pessoas que tomam os devidos cuidados com a saúde bucal, trazendo ainda mais saúde e qualidade de vida.

  1. Correção de alinhamento utiliza diferentes modelos

Crianças que fazem uso constante de chupetas e mamadeiras por um longo período ao longo da infância podem ter problemas sérios quanto à formação da arcada dentária, exigindo o uso de um aparelho dental de porcelana a partir da adolescência.

Por ser um acessório que nem sempre está à vista dos pais, mães e responsáveis, a chupeta pode ser foco de vírus e bactérias, entre outros seres invisíveis, se não for devidamente higienizada.

Dessa forma, a saúde bucal deve ser uma preocupação desde a infância, a partir do surgimento dos primeiros dentes de leite, e se manter quando estes passam a ser permanentes.

O alinhamento da arcada dentária, com os dentes proeminentes para a frente por causa do uso constante da chupeta na infância, pode ser corrigido com a aplicação de diferentes modelos de aparelhos dentários. 

Ele pode ser fixo, com uma manutenção recorrente na clínica odontológica, ou pode ser alinhadores invisiveis, com facilidades na hora de se alimentar ou em um evento social. Tudo vai depender da avaliação técnica e das condições apresentadas pelos dentes.

  1. Limpeza e clareamento são eficazes

Na vida adulta, os dentes podem se modificar por diversas situações vividas pela pessoa. Quem possui o hábito de fumar, por exemplo, pode ficar com um sorriso amarelado, prejudicando a aparência e até a saúde da cavidade de modo geral.

A solução apresentada por profissionais da área da odontologia é a lente nos dentes, bem como a recomendação do abandono do vício, somado a uma limpeza profunda para a remoção de tártaro e placas bacterianas, que podem causar ainda outros problemas.

Como se trata de saúde bucal, principalmente para fumantes, é indispensável a visita recorrente aos dentistas, pois a combinação de diversos produtos nocivos à saúde estão presentes em um cigarro. 

A própria nicotina e o alcatrão responsáveis pelo amarelamento dos dentes podem provocar câncer da língua, ou da boca. Isso pode ser evitado com a continuidade em tratamentos dentários, mesmo que estéticos em um primeiro momento, bem como o abandono do cigarro.

  1. Pequenas imperfeições podem ser consertadas

Pequenas imperfeições nos dentes, como o diastema, podem ser um charme em uma pessoa, ou se tornar um problema para outra, principalmente em casos de espaçamentos maiores. 

Afinal, de acordo com os espaços presentes entre os dentes, isso pode influenciar na entrada de ar, ou na mastigação dos alimentos.

A odontologia tem como solução a aplicação do aparelho movel transparente ou lente de contato dental, finas lâminas de resina ou porcelana, que variam entre 0,02 mm e 0,06 mm, empregadas sobre a superfície dos dentes e modelada para que corrija em detalhes o sorriso.

Esse é um procedimento que envolve a estética bucal, mas que ajuda a manter a saúde das pessoas, pois pode impactar em diferentes aspectos – como os mencionados – e a´te no bem-estar geral.

  1. Dentes substitutos mantém aparência natural

A boca é um dos principais órgãos do corpo humano, pois é porta de entrada de alimentos que abastecem cada indivíduo. 

Infelizmente, também fica exposta para bactérias, vírus e germes presentes no ar, ou em objetos que fazem parte do dia a dia e são vítimas de mordisquelas. 

Assim, desde quem utiliza aparelho transparente como forma de substituição de dentes perdidos, ou mesmo aqueles que não passaram pelo procedimento precisam ter atenção com os alimentos e objetos mordidos. 

Isso porque todos precisam preservar a integridade e saúde bucal. Contudo, no caso dos pacientes que passaram por implantes, as incisões pós cirurgias pode facilitar a contaminação.

Mesmo quando se trata de um momento de carinho, como um beijo, pode ocasionar em doenças relacionadas à saúde bucal, entre as quais:

  • Gengivite;
  • Inflamações;
  • Mau hálito;
  • Periodontite.

Além disso, hábitos como morder a tampa da caneta e abrir tampas de produtos pode prejudicar a integridade dental, ocasionando perdas e quebras.

Portanto, é preciso que as pessoas estejam sempre atentas às situações do cotidiano, e mantenham a visita aos consultórios dentários em dia.

Essa regularidade permite que os profissionais façam avaliações frequentes, evitando problemas de saúde e garantindo um sorriso brilhante e cativante.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.