4 formas para deixar os dentes mais bonitos e melhorar a sua autoestima 

O sorriso é o principal cartão de visitas de uma pessoa, sendo muito importante para conhecer outras pessoas, em entrevistas de emprego, se relacionar com outros indivíduos e, principalmente, para estar bem consigo mesmo. Por esse motivo, ao longo deste artigo serão colocadas algumas formas para conquistar dentes mais bonitos

De acordo com pesquisas do Observatório de Saúde, mais de 80% dos brasileiros não cuidam da saúde bucal como deveriam. 

Ao mesmo tempo, o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas com depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com 5,8% da população deprimida, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. 

Tais aspectos podem se relacionar diretamente, pois a falta de um sorriso bonito também pode interferir em diversas situações comportamentais e emocionais de uma pessoa. 

Com problemas bucais à mostra, por exemplo, o indivíduo pode se sentir acanhado de sorrir ou mesmo interagir, ações essenciais para a ampliação da sensação de bem-estar e confiança.

Já em situações de trabalho, escola ou faculdade, pessoas com algum problema nos dentes geralmente se sentem com pouca confiança de conversar, pois não se sentem seguros com o seu sorriso e diversos incômodos que podem surgir.

Pensando nisso, este  artigo trará formas de garantir um belo sorriso e ter dentes bonitos e saudáveis. 

Alimentação

Quem quer ter dentes bonitos deve ter uma alimentação balanceada, com nutrientes como cálcio, fibra e vitamina D, que estimulam a limpeza natural dos dentes e nutrem o esmalte dentário, protegendo a arcada dentária de doenças bucais e problemas com a coloração.

Dentre os alimentos indicados para compor as refeições estão:

  • Maçã;
  • Pêra;
  • Cenoura;
  • Laranja;
  • Ovo;
  • Leite e seus derivados;
  • Espinafre;
  • Couve.

Já os alimentos ricos em carboidratos e açúcares devem ser evitados, ou mesmo excluídos, da alimentação. 

Isso porque o açúcar alimenta as bactérias da boca, que liberam um ácido corrosivo ao esmalte do dente, deixando-o suscetível a ter cárie e outros problemas bucais. 

Alimentos com muita pigmentação também devem ser evitados para que eles não escureçam ou deixem manchas nos dentes. É preciso evitar, portanto:

  • Café;
  • Vinho;
  • Suco de uva;
  • Refrigerantes;
  • Beterraba.

Caso alguém tenha o hábito de tomar café todos os dias, ou mesmo que por conta da ação do tempo já tenha uma alteração na coloração dos dentes, o odontologista pode oferecer tratamentos como o clareamento dental para recuperar a cor da dentição de forma prática.

Além desses cuidados, um hábito extremamente necessário para o bom funcionamento do organismo e garantir uma boa saúde bucal é beber bastante água diariamente, hidratando os diversos tecidos.

Por esse motivo, especialistas indicam que seja ingerido, em média, dois litros de água todos os dias; o que pode sofrer variação conforme o peso, altura e faixa etária.

A água estimula a produção de saliva, que realiza a limpeza natural da boca, retirando os resíduos alimentares dos dentes. 

Higienização bucal

As práticas de higienização bucal são a principal razão de ter um sorriso bonito e saudável.

Portanto, deve-se escovar os dentes após cada refeição, bochechar 20 ml de enxaguante bucal ao final de cada escovação e passar o fio dental diariamente. 

Tal hábito deve ser feito independentemente da pessoa usar o aparelho dental invisível ou não, sendo que no caso de haver a existência de algum tratamento, os cuidados podem ser adaptados conforme a estrutura utilizada, como escovas específicas para o modelo fixo.

Ida regular ao dentista

Todas as pessoas devem ir ao dentista regularmente, com um período estimado de seis meses entre as consultas para que o profissional acompanhe a saúde bucal.

Assim, o profissional pode avaliar a real necessidade da cavidade e a demanda para algum procedimento ser feito, como a colocação de um implante dentário ou mesmo a limpeza profunda para a saúde dental.

Procedimentos estéticos 

A odontologia também oferece procedimentos estéticos que visam melhorar o alinhamento dental e harmonia da face, sendo que alguns tratamentos se tornaram febre nos consultórios odontológicos, proporcionando mais beleza e autoestima, bem como por serem tratamentos bastante requisitados em esferas de influência.

Um dos procedimentos mais famosos é a lente de contato dental, que recupera a coloração dos dentes enquanto preenche os espaços entre eles, alinhando o sorriso e deixando-o mais bonito.

De modo geral, em apenas três sessões é possível garantir um sorriso mais branco e correto, sendo que o tratamento pode ter duração de até 20 anos, principalmente se o paciente manter boas práticas de higiene bucal.

Ainda em relação aos tratamentos estéticos, também existe a possibilidade de tratar a má oclusão ou mau posicionamento dos dentes sem recorrer aos modelos de aparelhos metálicos, tradicionais que podem gerar um desconforto do paciente. 

Isso porque o aparelho invisível, por exemplo, que já foi citado acima, consegue tratar da arcada dentária sem gerar impacto na aparência, já que o modelo estético é feito em material transparente, sendo mais discreto.

Assim, ao realizar os cuidados diários adequados e o acompanhamento correto com os profissionais de saúde, seja para realizar os procedimentos de prevenção ou mesmo de correção da dentição, é possível ter um sorriso ainda mais bonito e saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.