Fique por dentro dos procedimentos estéticos que podem ser feitos por um dentista

A odontologia é um ramo da saúde que possui muitas vertentes, embora conheçamos mais os serviços de emergência e tratamentos relacionados à mordida, como os procedimentos de canal, retirada de sisos e aparelhos ortodônticos. Contudo, um tipo de serviço que tal área pode realizar também são os voltados para procedimentos estéticos.

Desde 2016, o Conselho Federal de Odontologia aprovou uma resolução que permite que os odontologistas façam procedimentos estéticos, principalmente os voltados para o rosto.

Assim, além dos famosos procedimentos dentais como lente de contato, clareamentos e próteses, os dentistas podem realizar:

  • Botox facial;
  • Preenchimento com ácido hialurônico;
  • Bichectomia;
  • Gengivectomia.

No presente artigo abordaremos os procedimentos estéticos que os dentistas podem realizar, além de dicas de como escolher o melhor profissional e o local mais seguro.

Dicas para escolher o melhor dentista

Para que os procedimentos estéticos odontológicos sejam um sucesso, é muito importante escolher um profissional qualificado e uma clínica que é responsável pela saúde dos seus pacientes.

Ou seja, escolher uma clínica e um profissional é fundamental para que efeitos colaterais bruscos não ocorram, evitando que o paciente saia prejudicado. 

Abaixo abordaremos algumas dicas de como escolher a melhor clínica e a importância de contar com o melhor profissional para procedimentos de clareamento dental ou colocação da faceta.

  1. Peça recomendações

Para quem não sabe por onde começar a procurar o dentista, o primeiro passo é pedir recomendações. Essas recomendações podem ser de amigos, familiares e até mesmo pela internet.

Além de saber sobre os procedimentos, pergunte para essas pessoas elementos relativos também ao atendimento, estrutura, apoio ao paciente, entre outros fatores cruciais que demonstram o cuidado com o paciente.

Busque também procurar o especialista certo. Se você quiser iniciar um tratamento com aparelho ortodontico, por exemplo, procure por um ortodontista.

Já se deseja colocar um implante, um implantodontista é o mais indicado, bem como o clínico geral, responsável pelas consultas periódicas e pelo direcionamento aos especialistas.

  1. Conheça a reputação do profissional e da clínica

Assim que você tiver uma lista com as recomendações, procure também procurar outros nomes em revistas do mercado odontológico, procurando saber a satisfação dos clientes.

Profissionais com melhores avaliações (em relação ao número de atendimentos/avaliações) costumam ser os que possuem melhor tratamento e suporte.

Com essas informações é possível escolher o melhor dentista ou clínica para fazer seus procedimentos estéticos.

No tópico abaixo abordaremos alguns tratamentos que podem ser encontrados nos consultórios odontológicos.

Procedimentos estéticos feitos por dentistas

A área da odontologia vem se expandindo, principalmente por conta de novas tecnologias de tratamento. Isso permitiu que profissionais dentistas realizassem em suas clínicas alguns procedimentos estéticos faciais.

Neste tópico abordaremos alguns tratamentos que podem ser encontrados e que vão além das técnicas principais, como o tratamento de canal (mesmo que esses também possam ser necessários).

  1. Bichectomia

O procedimento da bichectomia é um dos mais procurados nos consultórios de dentistas, pois tem como objetivo tornar o rosto mais delineado. Ou seja, como é popularmente conhecido, “diminuir as bochechas”. 

O termo bichectomia surge porque a operação acontece na Bola de Bichat, um tecido adiposo que é encontrado nas bochechas. O procedimento, dependendo do caso, leva de 30 a 60 minutos.

A bichectomia é feita por dentistas há quase 30 anos, principalmente por tratar disfunções dentais dos pacientes, como morder as próprias bochechas devido ao excesso, causando feridas.

  1. Aplicação de botox

Substância conhecida por enrijecer os músculos da face para dar um ar jovial, o botox também pode ser aplicado para fins terapêuticos pelo dentista, principalmente para tratar duas disfunções: o bruxismo e disfunções na articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

Além do tratamento das disfunções, os dentistas usam o botox para fins estéticos, como: corrigir sorrisos assimétricos; preencher depressões que podem ser encontradas no canto da boca; suavizar linhas de expressão; e corrigir o sorriso gengival.

  1. Preenchimento com ácido hialurônico

O uso do ácido hialurônico é bastante conhecido pelos esteticistas, porém, só foi liberado recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Esse tipo de ácido é usado para realização de vários tratamentos de preenchimento de rugas profundas, como o chamado bigode chinês e as rugas de marionete.

Além disso, a substância pode ser usada para que haja volume no rosto e nos lábios. 

É um tratamento indicado, principalmente, para pessoas que apresentam alguns sinais de envelhecimento, ou quem deseja mudar o contorno da face.

  1. Lentes de contato

As lentes são lâminas ultrafinas de porcelana que são colocadas nos dentes com um pequeno desgaste.

Essa técnica é avançada, sendo usada para correções sutis no sorriso, além de fechar os espaço entre os dentes e alterar o seu tamanho.

Cabe mencionar ainda que as lentes de contato precisam de pouca manutenção, podendo durar até 10 anos.

Portanto, vimos como escolher um bom dentista e quais são os procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas. Assim, com essas dicas é possível encontrar o melhor profissional e tornar o seu sorriso muito mais bonito.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.