Reformas baratas para economizar energia em casa

Há meses em que economizar se torna mais do que uma necessidade. O inverno chega e acarreta mais despesas do que o resto dos meses do ano em termos de consumos domésticos, nomeadamente eletricidade. É nessa época do ano que passamos mais tempo em casa, e por isso o aquecimento que faz parte do dia a dia, fará com que a conta de energia aumente.

De acordo com algumas entidades, o aquecimento corresponde a 47% do consumo total de uma casa, enquanto a iluminação e os eletrodomésticos representam 23,5%.

A eletricidade e o aquecimento são, portanto, postulados como duas despesas muito importantes dentro de casa e às quais uma grande parte do orçamento deve ser dedicada.

Mas para conseguir reduzir esse grande valor gasto por ano, não é necessário fazer grandes sacrifícios ou grandes reformas que tornem sua casa um bunker, mas sim, através de pequenas reformas e gestos. Tudo isso pode bastar para ver como as contas são mais reduzidas ficando com a certeza que poupar é uma realidade.

Que reformas posso fazer?

  • Isolamento

O objetivo é que, uma vez que o aquecimento esteja ligado, não haja frio  que entre, nem que o calor escape. Um primeiro passo muito bom é trocar as janelas ou investir na chamada “janela dupla”. Trata-se de colocar mais uma barreira ao frio. Caso esta opção não seja economicamente viável, existem mecanismos para obter um maior isolamento, como selar as fissuras existentes com silicone ou usar calafetagem que pode ser utilizado tanto em janelas como em portas.

  • Eletrodomésticos eficientes

Existem eletrodomésticos e aparelhos que hoje são essenciais, como a geladeira, e outros que nós mesmos nos habituamos a ter, como a televisão, o micro-ondas ou o computador. No que diz respeito à poupança, os eletrodomésticos que consomem menos, e que sejam mais eficientes durante o seu uso, serão os mais adequados. Portanto, pode ser interessante investir em eletrodomésticos com classificação energética A +, A ++ ou mesmo A +++.

No caso de aparelhos que não estejam obrigados a apresentar esta classificação de eficiência energética, caberá a sua própria etiqueta revelar qual é o consumo do aparelho. Assim, você economiza na Coelba 2ª via de fatura atrasada.

  • Reguladores e temporizadores

Hoje em dia existem vários gadgets que tornam o consumo de uma casa mais eficiente. Existem reguladores de temperatura do aquecimento que são capazes de operar remotamente quando você não está em casa ou temporizadores de eletricidade que ativam ou desativam luzes e aparelhos em determinados momentos. O que está claro é que a tecnologia está a nosso favor e nos ajuda a economizar no longo prazo, mesmo que inicialmente isso envolva um investimento inicial, mas que a curto prazo dará lugar ao retorno, pois vai poupar muito na eletricidade e nas contas em geral.

Da mesma forma, também é conveniente revisar tanto as instalações de gás quanto de luz, bem como estudar e analisar se as tarifas de energia elétrica contratadas é exatamente o que a casa precisa, pois se não for, você estará pagando mais para um serviço que não é necessário.

Com as recentes reformas ao nível do sistema de tarifação da eletricidade, existem muitas empresas que podem oferecer uma tarifa mais barata ou mesmo uma tarifa fixa e que com base nas necessidades do lar, podem ser vantajosas.